https://revista.ftec.com.br/index.php/01/issue/feedRevista Conectus: Tecnologia, Gestão e Conhecimento2024-07-16T21:47:50+00:00ELISANGELA CRISTINA BOSSLEbibliotecacx@acad.ftec.com.brOpen Journal Systems<h2>Foco e Escopo</h2> <p>A <em>Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento</em> é uma revista online interdisciplinar de acesso livre e gratuito que publica artigos científicos, teóricos, experimentais e de revisão nas diversas áreas do conhecimento sob responsabilidade do Centro Universitário Uniftec.</p> <p>Objetivo: Divulgar publicações que contribuam para o avanço do conhecimento científico a fim de fomentar a discussão entre as diferentes áreas.</p> <p><span style="font-size: 0.875rem;">- ÁREAS DE ABRANGÊNCIA</span></p> <p>A <em>Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento</em> prioriza trabalhos que se aproximem das seguintes áreas:</p> <p>- Administração, gestão e marketing;</p> <p>- Arquitetura;</p> <p>- Design;</p> <p>- Direito; </p> <p>- Educação;</p> <p>- Engenharia;</p> <p>- Estética;</p> <p>- Gastronomia e nutrição;</p> <p>- Psicologia;</p> <p>- Tecnologia da Informação;</p>https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/70Condensação Em Edificações: Uma Pesquisa Bibliográfica2022-01-02T17:25:03+00:00Josiane Reschke Piresjosianepires@acad.ftec.com.brMarco Aurélio Stumpf Gonzalézjosianepires@acad.ftec.com.brBernardo Fonseca Tutikianjosianepires@acad.ftec.com.br<p>A condensação superficial é um parâmetro fundamental na análise de desempenho das edificações e tem influência nos quesitos de habitabilidade e durabilidade. O objetivo deste estudo é proporcionar maior familiaridade com o tema, identificando os fatores que causam o fenômeno da condensação, aprofundando o conhecimento através de materiais já publicados a nível nacional e internacional. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo fundamenta-se no método científico de revisão narrativa. Desta forma, pode ser classificado, em termos de natureza, como uma pesquisa básica, pois trata-se de conhecimento sem a intenção de resolver lacunas teórico-práticas. Este estudo contribui para a discussão a respeito da condensação superficial e do impacto da umidade em edificações, com diferentes volumes, sistemas construtivos e climas brasileiros.</p>2021-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Josiane Reschke Pires, Marco Aurélio Stumpf Gonzaléz, Bernardo Fonseca Tutikianhttps://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/71Portal De Homologação E Avaliação de Fornecedores2022-01-02T17:29:51+00:00Tarciso Pedrosoantoniodini@acad.ftec.com.brAntonio Fernando Rosa Diniantoniodini@acad.ftec.com.br<p>O presente artigo apresenta a proposta de implementação de um portal de homologação e avaliação de fornecedores, que permita que o fornecedor seja convidado para realizar o seu cadastro inicial, passando pela homologação das pessoas do setor de qualidade da companhia, e chegando até a assinatura do contrato para fornecimento de produtos e ou serviços. Para o aperfeiçoamento dos processos de avaliação dos fornecedores, será analisado um estudo de caso prático, de caráter exploratório e descritivo, com pesquisa de levantamento de dados documentais e coleta de informações através de questionários estruturados. Esse estudo será realizado com a finalidade de acompanhar e verificar o desempenho dos fornecedores homologados, realizando o monitoramento mensal dos indicadores, o qual será efetuado em uma empresa de grande porte do segmento calçadista, situada na região da serra do Rio Grande do Sul.</p>2021-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Tarciso Pedroso, Antonio Fernando Rosa Dinihttps://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/72Monitoramento De Vazão De Gás Industrial Via Lorawan2022-01-02T17:34:00+00:00Samuel Ferrigosamuelferrigo@acad.ftec.com.brGerson Luiz da Silva Giassonsamuelferrigo@acad.ftec.com.br<p>Atualmente, com a crescente demanda de equipamentos de tecnologia dentro da indústria, denominada Indústria 4.0, verifica-se a necessidade de interação destes equipamentos com a Internet, denominando assim de Internet das Coisas – IoT. Com isso, o presente trabalho tem por objetivo desenvolver um protótipo que permita o monitoramento de gás em tempo real, por meio de uma tecnologia sem fio em um ambiente industrial, evitando o desperdício. Após estudo dos sistemas Wi-Fi, LoraWan, Sigfox e NB-IoT, definiu-se que o melhor método de comunicação será utilizar o módulo LoraWan ligado ao medidor de gás, comunicando com Gateway já existente na região da empresa onde o trabalho será abordado. O gateway LoraWan envia os dados recebidos para a ferramenta web, denominada Tago, que armazena os dados em nuvem, e os apresenta em formato de gráficos para análise e tomada de decisão. Após testes efetuados a partir do protótipo, verifica-se que a comunicação entre LoraWan, Gateway e ferramenta Tago foi realizada com sucesso no local onde será implantado, transmitindo os dados, mesmo em ambientes mais hostis, apresentando perdas que não comprometeram tal monitoramento.</p>2021-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Samuel Ferrigo, Gerson Luiz da Silva Giassonhttps://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/73Percepção Da Aplicação De Aulas No Formato On-Line Por Alunos De Cursos Presenciais De Nível Superior2022-01-02T17:43:07+00:00Fernando Brombattifernandobrombatti@acad.ftec.com.brCaroline do Amarante Tollazzicarolinetolazzi@acad.ftec.com.br<p>Este artigo busca identificar a percepção dos resultados da aprendizagem por alunos que participaram de aulas on-line e remotas, em uma instituição de Ensino Superior localizada na Serra Gaúcha, no período de março de 2020 a outubro de 2021. Com o apoio de recursos tecnológicos e de telecomunicações, utilizando salas de aula virtuais que mediaram a interação entre docentes e discentes, as instituições de ensino mantiveram processos educacionais realizando aulas na modalidade on-line, em função das medidas restritivas de interação social impostas pelos órgãos governamentais. Por meio de um questionário exploratório realizado de forma on-line, encontramos alguns elementos que permitiram-nos identificar a existência de resultados satisfatórios na aprendizagem, conforme a percepção de alunos diante de um novo formato de ensino inserido no âmbito escolar que pode se transformar em uma nova opção de ensino presente no cotidiano educacional.</p>2021-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Fernando Brombatti, Caroline do Amarante Tollazzihttps://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/74Editorial 5 edição2022-01-02T17:44:03+00:00Carla Rittercarlaritter@acad.ftec.com.br<p>Ao final do ano de 2021 e em meio às turbulências da pandemia, o papel da Ciência, mais uma vez, é renovado. Muito questionou-se sobre a sua divulgação e dominância em diferentes campos, mas foi por meio dela que progredimos e saímos da restrita origem da nossa espécie.</p> <p>Muito mais que planejamento de tempos, espaços e recursos, a pesquisa científica é instrumento para o desenvolvimento e o crescimento econômico, além da promoção na geração de conhecimento que migra do senso comum para a melhoria da sociedade, reverberando na qualidade de vida. Instrumento que altera o mundo a nossa volta, que observa e imita a natureza, tentando controlá-la, não mais contemplativa, mas metodologicamente. E é nesse contexto que a edição de número 5 da Revista <em>Conectus</em> vem para contribuir com o saber construído nas Instituições de Ensino e de imediato servir de mola propulsora na formação de novos conhecimentos.</p> <p>Versando sobre temas diversos como o efeito da condensação em edificações, apresentado com criteriosa revisão bibliográfica, o estudo do monitoramento de vazão de gás via LoraWan realizado por meio de simulações em protótipos e validações de sistemas, a avaliação sistêmica de fornecedores em empresas de grande porte e a análise das aulas online durante a pandemia, a quinta edição pretende contribuir com a sistematização e divulgação do conhecimento. A oportunidade de aprender, ampliando as discussões, é o convite deixado pelos editores.</p>2021-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Carla Ritterhttps://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/755a Edição completa 2022-01-02T18:12:07+00:00Carla Eliana Todero Rittercetodero@gmail.com2021-12-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2022 Carla Eliana Todero Ritter