Sobre a Revista

Foco e Escopo

A revista Conectus é uma publicação semestral de trabalhos originais, inéditos, multidisciplinares e que versem sobre Gestão, Tecnologia e Conhecimentos de diferentes áreas. A mobilidade dos saberes apresentados devem fazer parte de uma pesquisa com requinte acadêmico

Processo de Avaliação pelos Pares   

       Sobre o processo de avaliação por pares, considera-se que  o enquadramento do artigo enviado ao escopo da revista, passarão por análise prévia do corpo editorial.

     As etapas para a avaliação consistem em:

- submissão a um software de detecção de plágio.

- se aprovado com alterações de formatação e/ou conteúdo, o autor deverá adaptar e reenviar o artigo. 

     Como condições para publicação e submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade aos itens listados:

- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word;

- URLs para as referências foram informadas quando possível.

- O texto está em espaço 1,5 entre linhas; usa uma fonte Times New Roman de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos; tem o número mínimo de páginas 14 e o máximo 20;

- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

     A Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento compromete-se a garantir a ética, compliance e melhores práticas de publicação científica. Não serão aceitos trabalhos já publicados em outros meios de divulgação, exceto se a versão submetida apresentar significativa melhoria no conteúdo e na apresentação de dados e referenciais. Os artigos serão submetidos a software que identifica plágio.

Política de Acesso Livre

     A Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento reforça que não há custos para submissão e processamento dos artigos e oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, contemplando o objetivo de divulgar o conhecimento científico e promover a sua discussão.

     Os dados enviados para a revista só serão usados com o propósito declarados e não os disponibilizaremos para outra finalidade.

Periodicidade

     A revista Revista Conectus: tecnologia, gestão e conhecimento é uma publicação bimestral. 

Histórico

    A responsabilidade de publicação da Revista Conectus é do Centro Universitário UNIFTEC, que faz parte do Grupo Uniftec. É composto por um Centro universitário e quatro faculdades, que estão localizados nas cidades pujantes do Rio Grande de Sul e que conta, neste momento, com cerca de 10.000 alunos de graduação e pós-graduação.

   Em 1991, surgiu em Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul, uma pequena escola de informática, fruto do desejo de empreender de um engenheiro, cuja formação se deu no ITA, que sempre acreditou que a educação de qualidade é capaz de mudar a vida das pessoas. Como resultado de um trabalho sério e dedicado, realizado em uma cidade vocacionada para o empreendedorismo, esta pequena escola se multiplicou. Tornou-se uma rede de franquias e possibilitou o surgimento de uma escola técnica, que foi um embrião às faculdades FTEC e ao Grupo Uniftec.

   No ano de 2002, a demanda por profissionais qualificados para atuar no mundo do trabalho era grande. Foi nesse cenário, que foi criada em Caxias do Sul a Faculdade de Tecnologia FTEC, com uma missão bem definida de atender às demandas por formação de profissionais de alta empregabilidade e capacidade empreendedora.

  Em 2008, foi ampliada a área de atuação na educação profissional, por meio da incorporação das escolas de qualificação DataBrasil e das escolas Técnicas TECBRASIL, que passaram a se chamar FTEC Qualificação e Cursos Técnicos. Além disso, o grupo continuou atuando fortemente na graduação, pós-graduação e extensão.

   O ano de 2009 marcou a entrada das Faculdades FTEC no Vale do Rio dos Sinos, na cidade de Novo Hamburgo. Em 2012 foram inauguradas as segundas unidades em Porto Alegre e Bento Gonçalves, denominadas Unidades FTEC Engenharias. Nesse mesmo ano, a unidade matriz, FTEC Caxias do Sul, foi credenciada pelo MEC para oferta de cursos na modalidade EAD, tendo recentemente o reconhecimento do primeiro curso ofertado nesta modalidade, CST em Processos Gerenciais, com nota máxima pelo MEC.

   No ano de 2016, a unidade da FTEC de Caxias do Sul, recebeu autorização do Ministério da Educação para transformação acadêmica, sendo credenciada como Centro Universitário UNIFTEC, sendo o primeiro Centro Universitário da Serra Gaúcha.

   Recentemente, o  Grupo UNIFTEC engendrou a Faculdade IBGEN de Porto Alegre, reforçando a sua posição na capital gaúcha e trazendo para seu portfólio formações como Direito e Psicologia, além dos tradicionais cursos de especialização MBA do IBGEN, classificados pela revista Você S/A entre os melhores do Brasil.

   Passadas quase três décadas desde o início de suas atividades, o grupo UNIFTEC se destaca em seu mercado de atuação pela qualidade das suas ofertas educacionais em todos os níveis e pela empregabilidade e capacidade empreendedora de seus egressos, fruto de uma metodologia inovadora voltada ao desenvolvimento de habilidades e competências alinhadas as exigências do novo mundo tecnológico do  trabalho e a oferta de cursos inovadores e contemporâneos.

   O Centro Universitário UNIFTEC tem um posicionamento claro no mercado educacional da região em que atua e um alinhamento forte em termos de ensino. Sua missão de preparar as pessoas para o mundo do trabalho norteia todas suas atividades administrativas e pedagógicas e a torna um importante polo alavancador do desenvolvimento pessoal e organizacional em Caxias do Sul e região.

   Em paralelo ao crescimento e fortalecimento da primeira unidade do grupo, surgiram as unidades nas demais em cidades. O Grupo UNIFTEC sempre tem mantido as graduações tecnológicas e ampliado a oferta de bacharelados. Visa atender a demanda do município e cidades vizinhas, de onde se originam seu corpo discente. Demanda esta captada pela intensa integração que a instituição consolidou com a comunidade externa – empresas, escolas, entidades e órgão públicos da administração municipal.

   A consolidação do Centro Universitário UNIFTEC demonstra que a proposta de ensinar para o FAZER, que é mote da Instituição, foi entendida e reconhecida no mundo do trabalho na comunidade onde está inserida. Como resultado dessa trajetória de sucesso na educação de ensino superior e na integração com a comunidade local, o Centro Universitário UNIFTEC é uma instituição já amadurecida e evidencia o seu crescimento como instituição referência no ensino superior na região, é polo no ensino de gestão, tecnologia e saúde – áreas ligadas às características da região onde está inserida. A Revista Conectus é uma das formas de evidenciar essa trajetória e perpetuar a divulgação do conhecimento.

 

ISSN 2763-8251

 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional