Ecoa Sustentabilidade e Design: o mundo em suas mãos

Autores

  • Adriele Zaffari Centro Universitário Uniftec
  • Débora Bresolin Bregolin Centro Universitário Uniftec – Unidade de Bento Gonçalves

Palavras-chave:

Design. Sustentabilidade. Embalagem compostável

Resumo

O uso do plástico está cada vez maior e se não mudarmos nossas atitudes, em breve, não teremos um planeta para chamar de lar. Cerca de 1,5 milhões de animais ao ano, morrem por ingerirem os dejetos de polímeros que estão espalhados na natureza e no mar, e se não mudarmos nossos hábitos, esse número tende a subir. E para que este número de mortes não aumente, a população precisa a habituar-se com o uso de plástico compostável e biodegradável. Ele está presente cada vez mais no nosso dia a dia, minimizando os problemas do passado. O presente artigo, traz consigo, por meio do método projetual do Design, a ideia de desenvolvimento de uma sacola compostáveis, que obrigatoriamente deve-se decompor em 180 dias nutrindo o solo. Esse recipiente servirá de alimento para os mais variados insetos que se encontram na natureza, além de possuir sementes de flores e plantas em sua composição, que ajudará a embelezar o local em que ela esteja se desfazendo. Quando mudamos nossos costumes em prol do meio ambiente, asseguramos que o planeta fique em equilíbrio. A teoria deste projeto reside em Edwards (2008), Soliva (2019), Thompson (2016), dentre outros.

Referências

OEKO BIOPLÁSTICOS. Disponível em: <https://oeko.com.br/>. Acesso em 18 de outubro de 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15.448-1:2008 Embalagens plásticas degradáveis e/ou de fontes renováveis - terminologia. Publicado em: janeiro de 2018. Disponível em:

<https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=1124>. Acesso em: 20 out. 2021.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 15.448-2:2008 Embalagens plásticas degradáveis e/ou de fontes renováveis – biodegradação e compostagem – requisitos e métodos de ensaio. Publicado em: janeiro de 2018. Disponível em: <https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=609>. Acesso em: 20 out. 2021.

AVERY DENNISON. Embalagens compostáveis e biodegradáveis: entenda a diferença e seus impactos na natureza. Disponível em:

<https://especialistaemrotulos.com.br/embalagens-compostaveis-e-biodegradaveis-entenda-a-diferenca-e-seus-impactos-na-natureza/>. Acesso em: 20 out. 2021.

BASF. Embalagens compostáveis: um futuro possível. Disponível em: <https://www.basf.com/br/pt/media/quimica_dia_a_dia/ecovio_pauta.html>. Acesso em: 20 out. 2021.

EDWARDS, B. O guia básico para a sustentabilidade. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 2008.

NOVAIS, Stéfano Araujo. Plásticos biodegradáveis. Disponível em: <https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/plasticos-biodegradaveis.htm>. Acesso em: 20 out. 2021.

SOUZA, Beatriz. Conheça a CBPaK, empresa que transforma mandioca em embalagens biodegradáveis. Disponível em: <https://www.projetodraft.com/conheca-a-cbpak-empresa-que-transforma-mandioca-em-embalagens-biodegradaveis/>. Acesso em: 20 out. 2021.

SCUADRA. Embalagem biodegradável e embalagem compostável são soluções para um planeta mais limpo?. Disponível em: <https://www.scuadra.com.br/blog/embalagem-biodegradavel-e-embalagem-compostavel-sao-solucoes-para-um-planeta-mais-limpo/>. Acesso em: 20 out. 2021.

SOLIVA, Thamyris. Biodegradável x compostável: qual a diferença. Ciclo Orgânico. Publicado em 15 de fevereiro de 2019. Disponível em: <http://blog.cicloorganico.com.br/ciclo-organico/biodegradavel-x-compostavel-qual-e-diferenca/>. Acesso em: 20 out. 2021.

THOMPSON, Rob. Materiais sustentáveis, processos e produção. São Paulo: Senac, 2016. p. 6-29.

Arquivos adicionais

Publicado

12-11-2021

Como Citar

Zaffari, A., & Bresolin Bregolin, D. (2021). Ecoa Sustentabilidade e Design: o mundo em suas mãos. Revista Conectus: Tecnologia, Gestão E Conhecimento, 1(4). Recuperado de https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/59