. O papel do lúdico no ensino da matemática
Resumo
Resumo: O presente artigo trata de uma pesquisa relacionada ao papel das atividades lúdicas no ensino da matemática. Discute sobre a utilização do lúdico como forma de ensino da matemática, expondo citações e resultados em torno de outros estudos realizados. Além de uma pesquisa de campo, realizada através de uma pesquisa on-line com cento e quarenta e quatro (144) participantes. Os resultados da pesquisa foram analisadas e são discutidos neste artigo. Aprofundou-se sobre o tema através da pesquisa bibliográfica, a qual sustenta-se em pesquisas realizadas por outrem, sejam eles utilizando ferramentas alternativas de ensino nesse campo e também em diferentes fases da vida estudantil no ensino da matemática. Ambas formas de pesquisa realizadas, a de campo e a bibliográfica têm por objetivo analisar informações e apresenta-las de forma a convencer que a ludicidade é um caminho para potencializar a construção do conhecimento ou suprir deficiências no ensino da matemática, seja através de jogos, brinquedos, brincadeiras ou instrumentos digitais, que visam um envolvimento maior dos alunos no desenvolvimento das aulas.