A Música E A Criança Entrelaçadas Pela Diversidade

Autores

  • Carla Eliana Todero Ritter Centro Universitário Uniftec
  • Lucila Guedes Universidade de Caxias do Sul
  • Monique Maurer Centro Universitário Uniftec

Palavras-chave:

Música. Mídias. Diversidade cultural. Musicalização

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender como acontece as relações de aproximações do professor com a linguagem musical trazidas no repertório pessoal das crianças, influenciadas pelas diferentes mídias. A metodologia deu-se a partir de entrevistas semiestruturadas, cujos dados foram construídos a partir de um questionário com perguntas abertas e fechadas, que dá a possibilidade de cruzamento de informações. Percebeu-se que a música faz parte da vida das crianças tanto em âmbito escolar como no âmbito familiar. A mesma é influenciada pela mídia utilizada nas escolas de educação infantil para desenvolver diversos campos e habilidades. Portanto, se existir parceria entre escola, família e as mídias sociais é relativamente divino e será prazeroso fazer um trabalho musical bem feito e que colabore para a formação das crianças.

Referências

ARAÚJO, Daniela da Silva. Entre as brincadeiras de roda e o encantamento dos poemas infantis: vivências literárias por alunos do ensino fundamental. Campina Grande, 2008. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/2586/1/DANIELA%20DA%20SILVA%2 0ARA%c3%9aJO%20-%20DISSERTA%c3%87%c3%83O%20POSLE%202008..pdf. Acesso em: 10 ago. 2020.

BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Cai, cai balão... Entre a formação e as práticas musicais em sala de aula: discutindo algumas questões com professoras não especialistas em música. Música na Educação Básica, Porto Alegre, v. 1, n. 1, p. 36-45, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRESCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

BRITO, Teca Alencar de. Música na Educação Infantil- Propostas Para a Formação Integral da Criança. São Paulo: Peiropolis, 2003.

BUENO, Roberto. Pedagogia da Música - Volume 1. Jundiaí: Keyboard, 2011.

CAMPBELL, L.; CAMPBELL, B.; DICKINSON, D. Ensino e aprendizagem por meio das inteligências múltiplas: inteligências múltiplas na sala de aula. Tradução: Magda França Lopes. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CERVEIRA, Rosimeire Bragança. A musicalização na educação básica: da ação técnica ao desenvolvimento humano. Alfenas/ MG, 2017. Disponível em: https://bdtd.unifal- mg.edu.br:8443/bitstream/tede/1176/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20%20Rosimeire%2 0Bragan%C3%A7a%20Cerveira.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

CHAMORRO, Anelise Lupoli. A educação musical infantil e o uso das tecnologias de informação e comunicação: percepção dos docentes. Presidente Prudente, 2015. 110 f.: il. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista – Unoeste, Presidente Prudente, SP, 2015. Bibliografia. Orientadora: Raquel Rosan Christino Gitahy.

CRAIDY, Carmen; KAERCHER, Gládis E. Educação Infatil: para que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2007.

DECKERT, Marta. Educação Musical: da teoria á prática na sala de aula. 1 edição, São Paulo: Moderna, 2012.

FÁCCIO, Cristiani Maria. As práticas pedagógicas musicais dos professores de Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Oeste Paulista (unoeste), Presidente Prudente, SP, 2017. Disponível em: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/bitstream/jspui/1023/5/Cristiani%20Maria%20Faccio.pdf. Acesso em: 21 de set. 2020.

GONNET, Jacques. Educação e Mídias. Jacques Gonnet. Edições Loyola, São Paulo: Brasil, 2004.

HENRIQUES, Wasti Silvério Ciszevski. Crianças e músicas como potência de transformação: brincadeira, integração e criação na educação infantil do Colégio Pedro II / Wasti Silvério Ciszevski Henriques. São Paulo, 2018. 285 f. : il. color. Orientadora: Profª. Drª. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. Tese (Doutorado em Música) – Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Instituto de Artes.

HENTSCHKE, Liane; BEN, Luciana Del, (orgs). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003.

KEBACH, Patrícia Fernanda Carmen et al. Expressão Musical na Educação Infantil. Porto Alegre, RS: Mediação, 2013. ed. 1, 128 p.

LAMBERT, Rosângela. Murray Schafer: os ‘sons do mundo e a conscientização sonora. Disponível em: https://terradamusicablog.com.br/murray-schafer-pedagogia- musical/. Acesso em: 24 de set. 2020.

LOUREIRO, Alícia Maria Almeida. O ensino de música na escola fundamental. Campinas, SP: Papirus, 2003.

MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz. Pedagogias em educação musical [livro eletrônico] / Teresa Mateiro, Beatriz Ilari, (Org.). Curitiba: InterSaberes, 2012. – (Série Educação Musical).

OSTETTO, L.E. Mas as crianças gostam! Ou sobre gestos e repertórios musicais . In: OSTETTO, L.E; LEITE, M.L.(orgs). Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. São Paulo: Papirus, 2004.

PROSSER, E.S. O ensino de artes. IESDE, Curitiba, 2012.

RANIRO, Juliane. Compartilhando uma ambiente musical: processos educativos e relações afetivas entre pais e crianças de 8 a 24 meses. São Carlos: UFSCar, 2008. 139 f. dissertação (mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, 2008.

RIO GRANDE DO SUL. Referencial Curricular Gaúcho: Educação Infantil. Porto Alegre, Secretaria de estado da Educação, UNDIME, Departamento Pedagógico, 2018.

RODRIGUES Junior, André José. As relações entre a afetividade e o desenvolvimento cognitivo-musical nos dois primeiros anos de vida. Educação Musical – Dissertação (mestrado). Maria Betânia Parizzi Fonseca (Orientadora) Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Música. 2015.

SCHAFER, Raymond Murray. O ouvido pensante. Tradução de Marisa T. O. Fonterrada, Magda R. G. Silva e Maria Lúcia Pascoal, São Paulo: Editora UNESP, 1991.

SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

SIQUEIRA, Kárpio Márcio de. Linguagem musical: uma abordagem da música sob a perspectiva arte-educativa. Revista Rios Eletrônica - Revista Científica da Fasete, ano 2 n. 2 / dezembro de 2008. Disponível em: https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2008/2/linguagem_musical.pdf. Acesso em: 28 de out. 2020.

SOUZA, Paula Leme de. Músicas da infância, de tradição oral: um relato das experiências expressivas, a partir de uma intervenção pedagógica com crianças de 6 a 7 anos. 2014. 125 f. :il ; 30 cm. Dissertação (mestrado em Educação, Arte e História da Cultura)- Universidade Presbiteriania, São Paulo, 2014.

SUBTIL, Maria José Dozza. Música midiática & o gosto musical das crianças. Ponta Grossa: Editora: UEPG, 2006.

TAKATSU, M. Mika. Arte, educação e música. Cengage Learning Edições, Ltda. Cengage. São Paulo, SP: Cengage, 2016.

TIAGO, Roberta Alves. Música na educação infantil: saberes e práticas docentes. 2008. 182 f.: il. Orientador: Myrtes Dias da Cunha. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-Graduação em Educação.

TRAVERZIM, Monique. A brincadeira da cultura tradicional da infância na formação musical do pedagogo. São Paulo, 2015. 201 f. : il. color. Orientador: Profª. Drª. Marisa Trench de Oliveira Fonterrada Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Artes.

WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de Música. Porto Alegre, Kuarup, 1988.

Gráfico com resultados da pesquisa

Downloads

Publicado

12-11-2021

Como Citar

Eliana Todero Ritter, C. ., Guedes, L., & Maurer, M. (2021). A Música E A Criança Entrelaçadas Pela Diversidade. Revista Conectus: Tecnologia, Gestão E Conhecimento, 1(4). Recuperado de https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/62