Percepção Da Aplicação De Aulas No Formato On-Line Por Alunos De Cursos Presenciais De Nível Superior

Autores

  • Fernando Brombatti Centro Universitário Uniftec
  • Caroline do Amarante Tollazzi Centro Universitário Uniftec

Palavras-chave:

Aprendizagem. Aula on-line. Ensino remoto. Tecnologia educacional

Resumo

Este artigo busca identificar a percepção dos resultados da aprendizagem por alunos que participaram de aulas on-line e remotas, em uma instituição de Ensino Superior localizada na Serra Gaúcha, no período de março de 2020 a outubro de 2021. Com o apoio de recursos tecnológicos e de telecomunicações, utilizando salas de aula virtuais que mediaram a interação entre docentes e discentes, as instituições de ensino mantiveram processos educacionais realizando aulas na modalidade on-line, em função das medidas restritivas de interação social impostas pelos órgãos governamentais. Por meio de um questionário exploratório realizado de forma on-line, encontramos alguns elementos que permitiram-nos identificar a existência de resultados satisfatórios na aprendizagem, conforme a percepção de alunos diante de um novo formato de ensino inserido no âmbito escolar que pode se transformar em uma nova opção de ensino presente no cotidiano educacional.

Referências

AGUIAR, Eliane Vigneron Barreto. As novas tecnologias e o ensino-aprendizagem. Revista Vértices, [Campos dos Goytacazes], v. 10, n. 1, p. 63-71, 1 ago. 2013. Disponível em: <https://essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/view/1809-2667.20080006/26>. Acesso em: 14 maio. 2021.

BARROS, Maria das Graças. As concepções de interatividade nos ambientes virtuais de aprendizagem. In: SOUSA, R. P. et al. (Org.). Tecnologias digitais na educação. Campina Grande : EDUEPB, 2011. p. 209-232. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/6pdyn/pdf/sousa-9788578791247-09.pdf>. Acesso em: 15 maio. 2021.

BIANCO, Nelia R. Del. Aprendizagem por rádio. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a distância: o estado da Arte. 1. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009, v. 01, cap. 9, p. 56-64.

BRASIL. Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 07 fev. 2021. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-13.979-de-6-de-fevereiro-de-2020-242078735>.

______. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria nº 188, de 3 de fevereiro de 2020. Declara Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388>.

______. Ministério da Educação. Gabinete do Ministro. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376>.

______. ______. ______. Portaria nº 395, de 15 de abril de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-395-de-15-de-abril-de-2020-252725131>.

______. ______. ______. Portaria nº 473, de 12 de maio de 2020. Prorroga o prazo previsto no § 1º do art. 1º da Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-473-de-12-de-maio-de-2020-256531507>.

______. ______. ______. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Brasília, 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-544-de-16-de-junho-de-2020-261924872>.

CRUZ, Dulce Márcia. Aprendizagem por videoconferência. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a distância: o estado da Arte. 1. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009, v. 01, cap. 13, p. 87-94.

FERREIRA, Denise Helena Lombardo. Processo de ensino e aprendizagem no contexto das aulas e atividades remotas no Ensino Superior em tempo da pandemia Covid-19. Revista Práxis, [Volta Redonda], v. 12, n. 1 (Sup.), p. 19-28, dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.unifoa.edu.br/praxis/article/view/3464>. Acesso em: 22 set. 2021.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GONÇALVES, Maria Beatriz Ribeiro de Oliveira. A inserção da EAD em uma instituição de ensino convencional. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a distância: o estado da Arte. 1. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2012, v. 02, cap. 34, p. 294-302.

Histórico da pandemia de COVID-19. Organização Pan-Americana da Saúde, 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19>. Acesso em: 21 de set. 2021.

MIRANDA, Kacia Kyssy Câmara de Oliveira et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. Anais VII CONEDU - Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68086>. Acesso em: 14 maio 2021.

MENEZES, Matheus Ribeiro. Uma imagem vale mais que mil palavras: o uso do audiovisual no EAD. Ideias e Inovação - Lato Sensu, Aracaju, v. 1, n. 3, p. 9-16, 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/ideiaseinovacao/article/view/1066>. Acesso em: 30 ago. 2021.

MORAN, José Manuel. Propostas de mudança nos cursos presenciais com a educação "on-line". Revista da ABENO, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 40-45, 2005. Disponível em: <https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/1482>. Acesso em: 19 set. 2021.

NIC.br. Pesquisa web sobre o uso da Internet no Brasil durante a pandemia do novo coronavírus : Painel TIC COVID-19. São Paulo : Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2021. Disponível em: <https://nic.br/media/docs/publicacoes/2/20210426095323/.pdf>. Acesso em 14 maio 2021.

PALHARES, Roberto. Aprendizagem por correspondência. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a distância: o estado da Arte. 1. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009, v. 01, cap. 8, p. 48-55.

SANTOS JUNIOR, Verissimo Barros dos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e Covid-19: as tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, [Bom Jesus da Lapa], v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: <https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/issue/view/455>. Acesso em 14 maio 2021.

SCHUARTZ, Antonio Sandro; SARMENTO, Helder Boska de Moraes. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, Florianópolis, v. 23, n. 3, p. 429-438, set./dez. 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/katalysis/issue/view/. Acesso em: 14 maio 2021.

TORI, Romero. Cursos híbridos ou blended learning. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a distância: o estado da Arte. 1. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009, v. 01, cap. 17, p. 121-127.

______. A presença das tecnologias interativas na educação. Revista de Computação e Tecnologia da PUC-SP, São Paulo, v. 2, n. 1, out. 2010. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/ReCET/article/view/3850> Acesso em: 14 maio 2021.

VALE, Lucas C. do; FERREIRA, Simone de Lucena. Da carta ao AVA: As tecnologias na construção de uma identidade na EAD. Revista Interface Científica - Educação, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 43-51, 2012. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/158>. Acesso em: 12 maio 2021.

VALENTE, José Armando. Aprendizagem por computador sem ligação à rede. In: LITTO, Fredric Michael; FORMIGA, Manuel Marcos Maciel. (Org.). Educação a distância: o estado da Arte. 1. ed. São Paulo : Pearson Education do Brasil, 2009, v. 01, cap. 10, p. 65-71.

Downloads

Publicado

31-12-2021

Como Citar

Brombatti, F., & Tollazzi, C. do A. (2021). Percepção Da Aplicação De Aulas No Formato On-Line Por Alunos De Cursos Presenciais De Nível Superior. Revista Conectus: Tecnologia, gestão E Conhecimento, 1(5). Recuperado de https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/73