Importância das Técnicas de SEO para uma Loja Virtual de Vestuário Feminino
Palavras-chave:
Search Engine Optimization. SEO. Marketing Digital. SEO Experience. Marketing de ConteúdoResumo
Este estudo aborda a relevância do Search Engine Optimization (SEO) sobre o contexto de tornar uma loja virtual competitiva nos buscadores de internet, bem como, do marketing que tem papel fundamental, pois contribui para a elaboração de técnicas de SEO bem definidas para garantir visibilidade e resultado online. O objetivo deste estudo é identificar quais técnicas de SEO podem impactar no número de acessos à loja virtual da empresa Vestuário, gerados através do buscador da internet Google. A metodologia aplicada neste estudo foi abordagem qualitativa, método descritivo, técnica de pesquisa de estudo de caso. Principais autores do referencial teórico foram Kotler; Kartajaya; Setiawan (2017), Torres (2009), Ribeiro (2013), Casarotto (2020) e Patel (2021), entre outros. A coleta dos dados feita através de observação netnográfica foi realizada entre os meses de junho a outubro de 2021 e, para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Através da análise de dados foi destacada a importância da otimização URLs claras e das informações de produtos em todos os itens do site, visando uma melhor experiência para o usuário e, consequentemente, uma melhor competitividade nos buscadores. Ações de link building também devem ser otimizadas, considerando que são relevantes para gerar autoridade ao site favorecendo o ranqueamento na SERP. Por fim, considera-se relevante que a marca desenvolva um plano de SEO para fortalecer seu conteúdo, agilidade e autoridade da página, considerando que são critérios fundamentais para garantir melhores desempenhos nos buscadores.
Referências
AMA - American Marketing Association. What is Digital Marketing? 2021. Disponível em: <https://www.ama.org/pages/what-is-digital-marketing/>. Acesso em: 25 jul. 2021.
AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 13, n. 20, p. 34-40, dez. 2008.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.
BAZON, Felipe. State Of Search Brasil: Como As Pesquisas Online Influenciam O Dia A Dia Do Brasileiro. 2021. Disponível em: <https://br.hedgehogdigital.co.uk/blog/state-of-search-brasil/>. Acesso em: 20 ago. 2021.
BREYER, Viviane Dutra. Articulações entre comunicação organizacional, Search Engine Optimization (SEO) e busca por visibilidade no Google. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1811-1.pdf>. Acesso em: 05 Set. 2021.
CAMARGO, Gabriel. Meta Description: descubra porque ela é essencial para suas estratégias de SEO. 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/meta-description/>. Acesso em: 05 set. 2021.
CASAROTTO, Camila. SEO off page: o que é e como fazer uma otimização que gera resultados. 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/seo-off-page/>. Acesso em: 21 ago. 2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GLOBE COMMERCE. Google E-A-T: Saiba o que é e qual a importância para o seu e-commerce. 2020. Disponível em: <https://globecommerce.com.br/google-e-a-t-saiba-o-que-e-e-qual-a-importancia-para-o-seu-e-commerce/>. Acesso em: 13 set. 2021.
GRASIANO, Roberto. Links internos: o que são, por que criar e 5 dicas para o seu site decolar. 2019. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/links-internos/>. Acesso em: 24 ago. 2021.
HEYMAN, Bob. Who Coined The Term SEO? 2008. Disponível em: <https://searchengineland.com/who-coined-the-term-seo-14916>. Acesso em: 10 set. 2021.
IVO, Diego. O que é SEO Experience? O futuro da otimização de sites está na criação de audiência e na experiência do usuário. 2020. Disponível em: <https://www.conversion.com.br/blog/seo-experience/>. Acesso em: 20 ago. 2021.
KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.
KOZINETS, Robert V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. São Paulo: Penso, 2014
KURODA, Carolina. Dez métricas de SEO que realmente importam para o seu negócio. 2020. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/dez-metricas-de-seo-que-realmente-importam-para-o-seu-negocio/>. Acesso em: 22 ago. 2021.
LOUREIRO, Gustavo. Não se faz mais SEO como antigamente. 2021. Disponível em: <https://abradi.com.br/nao-se-faz-mais-seo-como-antigamente/>. Acesso em: 14 ago. 2021.
MOUSINHO, André. O que é SEO (Search Engine Optimization): o guia completo para você conquistar o topo do Google. 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-seo/>. Acesso em: 20 ago. 2021.
NUNES, Jorge Luiz Rezende; SOTTO, Eder Carlos Salazar. Técnicas de SEO para melhora no ranqueamento de páginas nas pesquisas orgânicas. 2018. Disponível em: <https://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/view/424/249>. Acesso em: 03 set. 2021.
OKADA, Sinara Loco; SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Estratégias de marketing digital na era da busca. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 1, p 46-72, jan./abr. 2011.
PATEL, Neil. Como Aumentar Seus Rankings com a Menção de Marca. 2021a. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/mencao-de-marca/>. Acesso em: 10 set. 2021.
PATEL, Neil. Como Criar a Tag H1 Perfeita para SEO. 2021b. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/tag-h1/>. Acesso em: 28 set. 2021.
PATEL, Neil. Data Driven: Entenda Esse Conceito e Como Aplicar na Sua Empresa. 2021c. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/data-driven/>. Acesso em: 19 set. 2021.
PATEL, Neil. Marketing Digital: Como Funciona, Estratégias e Cursos. 2021d. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/>. Acesso em: 26 jul. 2021.
PEÇANHA, Vitor. O que é Marketing de Conteúdo? Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. 2021. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-conteudo/>. Acesso em: 21 ago. 2021.
RIBEIRO, Joana Filipa Inácio. Aplicação das Técnicas de Search Engine Optimization a um Site. 2013. 49 f. Trabalho de Projeto (Mestrado em Marketing) - Lisbon School Of Economics And Management, Lisboa, 2013.
RODRIGUES, Bruna. O futuro do SEO: o que esperar e como estar preparado para as próximas grandes atualizações do Google? 2021. Disponível em: <https://www.conversion.com.br/blog/o-futuro-do-seo/>. Acesso em: 15 out. 2021.
ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.
SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, 2005.
TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009.