Importância das Técnicas de SEO para uma Loja Virtual de Vestuário Feminino

Autores

  • Luciane Pereira Viana Faculdade IENH
  • MARCELO ROCHA FARIAS Faculdade IENH

Palavras-chave:

Search Engine Optimization. SEO. Marketing Digital. SEO Experience. Marketing de Conteúdo

Resumo

Este estudo aborda a relevância do Search Engine Optimization (SEO) sobre o contexto de tornar uma loja virtual competitiva nos buscadores de internet, bem como, do marketing que tem papel fundamental, pois contribui para a elaboração de técnicas de SEO bem definidas para garantir visibilidade e resultado online. O objetivo deste estudo é identificar quais técnicas de SEO podem impactar no número de acessos à loja virtual da empresa Vestuário, gerados através do buscador da internet Google. A metodologia aplicada neste estudo foi abordagem qualitativa, método descritivo, técnica de pesquisa de estudo de caso. Principais autores do referencial teórico foram Kotler; Kartajaya; Setiawan (2017), Torres (2009), Ribeiro (2013), Casarotto (2020) e Patel (2021), entre outros. A coleta dos dados feita através de observação netnográfica foi realizada entre os meses de junho a outubro de 2021 e, para análise de dados foi utilizada a análise de conteúdo. Através da análise de dados foi destacada a importância da otimização URLs claras e das informações de produtos em todos os itens do site, visando uma melhor experiência para o usuário e, consequentemente, uma melhor competitividade nos buscadores. Ações de link building também devem ser otimizadas, considerando que são relevantes para gerar autoridade ao site favorecendo o ranqueamento na SERP. Por fim, considera-se relevante que a marca desenvolva um plano de SEO para fortalecer seu conteúdo, agilidade e autoridade da página, considerando que são critérios fundamentais para garantir melhores desempenhos nos buscadores.

Biografia do Autor

MARCELO ROCHA FARIAS, Faculdade IENH

Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade IENH

Referências

AMA - American Marketing Association. What is Digital Marketing? 2021. Disponível em: <https://www.ama.org/pages/what-is-digital-marketing/>. Acesso em: 25 jul. 2021.

AMARAL, Adriana; NATAL, Geórgia; VIANA, Lucina. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, v. 13, n. 20, p. 34-40, dez. 2008.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1977.

BAZON, Felipe. State Of Search Brasil: Como As Pesquisas Online Influenciam O Dia A Dia Do Brasileiro. 2021. Disponível em: <https://br.hedgehogdigital.co.uk/blog/state-of-search-brasil/>. Acesso em: 20 ago. 2021.

BREYER, Viviane Dutra. Articulações entre comunicação organizacional, Search Engine Optimization (SEO) e busca por visibilidade no Google. Disponível em: <https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1811-1.pdf>. Acesso em: 05 Set. 2021.

CAMARGO, Gabriel. Meta Description: descubra porque ela é essencial para suas estratégias de SEO. 2019. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/meta-description/>. Acesso em: 05 set. 2021.

CASAROTTO, Camila. SEO off page: o que é e como fazer uma otimização que gera resultados. 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/seo-off-page/>. Acesso em: 21 ago. 2021.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GLOBE COMMERCE. Google E-A-T: Saiba o que é e qual a importância para o seu e-commerce. 2020. Disponível em: <https://globecommerce.com.br/google-e-a-t-saiba-o-que-e-e-qual-a-importancia-para-o-seu-e-commerce/>. Acesso em: 13 set. 2021.

GRASIANO, Roberto. Links internos: o que são, por que criar e 5 dicas para o seu site decolar. 2019. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/blog/links-internos/>. Acesso em: 24 ago. 2021.

HEYMAN, Bob. Who Coined The Term SEO? 2008. Disponível em: <https://searchengineland.com/who-coined-the-term-seo-14916>. Acesso em: 10 set. 2021.

IVO, Diego. O que é SEO Experience? O futuro da otimização de sites está na criação de audiência e na experiência do usuário. 2020. Disponível em: <https://www.conversion.com.br/blog/seo-experience/>. Acesso em: 20 ago. 2021.

KOTLER, Philip. KARTAJAYA, Hermawan. SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: Realizando pesquisa etnográfica online. São Paulo: Penso, 2014

KURODA, Carolina. Dez métricas de SEO que realmente importam para o seu negócio. 2020. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/dez-metricas-de-seo-que-realmente-importam-para-o-seu-negocio/>. Acesso em: 22 ago. 2021.

LOUREIRO, Gustavo. Não se faz mais SEO como antigamente. 2021. Disponível em: <https://abradi.com.br/nao-se-faz-mais-seo-como-antigamente/>. Acesso em: 14 ago. 2021.

MOUSINHO, André. O que é SEO (Search Engine Optimization): o guia completo para você conquistar o topo do Google. 2020. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/o-que-e-seo/>. Acesso em: 20 ago. 2021.

NUNES, Jorge Luiz Rezende; SOTTO, Eder Carlos Salazar. Técnicas de SEO para melhora no ranqueamento de páginas nas pesquisas orgânicas. 2018. Disponível em: <https://simtec.fatectq.edu.br/index.php/simtec/article/view/424/249>. Acesso em: 03 set. 2021.

OKADA, Sinara Loco; SOUZA, Eliane Moreira Sá de. Estratégias de marketing digital na era da busca. REMark - Revista Brasileira de Marketing, São Paulo, v. 10, n. 1, p 46-72, jan./abr. 2011.

PATEL, Neil. Como Aumentar Seus Rankings com a Menção de Marca. 2021a. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/mencao-de-marca/>. Acesso em: 10 set. 2021.

PATEL, Neil. Como Criar a Tag H1 Perfeita para SEO. 2021b. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/tag-h1/>. Acesso em: 28 set. 2021.

PATEL, Neil. Data Driven: Entenda Esse Conceito e Como Aplicar na Sua Empresa. 2021c. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/blog/data-driven/>. Acesso em: 19 set. 2021.

PATEL, Neil. Marketing Digital: Como Funciona, Estratégias e Cursos. 2021d. Disponível em: <https://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/>. Acesso em: 26 jul. 2021.

PEÇANHA, Vitor. O que é Marketing de Conteúdo? Tudo que você precisa saber para se tornar um especialista no assunto. 2021. Disponível em: <https://rockcontent.com/br/blog/marketing-de-conteudo/>. Acesso em: 21 ago. 2021.

RIBEIRO, Joana Filipa Inácio. Aplicação das Técnicas de Search Engine Optimization a um Site. 2013. 49 f. Trabalho de Projeto (Mestrado em Marketing) - Lisbon School Of Economics And Management, Lisboa, 2013.

RODRIGUES, Bruna. O futuro do SEO: o que esperar e como estar preparado para as próximas grandes atualizações do Google? 2021. Disponível em: <https://www.conversion.com.br/blog/o-futuro-do-seo/>. Acesso em: 15 out. 2021.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: Guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis, 2005.

TORRES, Cláudio. A Bíblia do Marketing Digital. São Paulo: Novatec, 2009.

Downloads

Publicado

20-12-2022

Como Citar

Viana, L. P., & FARIAS, M. R. (2022). Importância das Técnicas de SEO para uma Loja Virtual de Vestuário Feminino. Revista Conectus: Tecnologia, gestão E Conhecimento, 2(1). Recuperado de https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/67