Sustentabilidade em pequenos negócios:
uma abordagem baseada nos padrões da Empresa B
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Responsabilidade Socioambiental, Empresa B, Pequenos Negócios, MicroempresaResumo
Durante o século XX, a sustentabilidade ganhou espaço nas discussões, tornando-se amplamente valorizada pelos consumidores e, consequentemente, fundamental para competitividade das organizações. O Sistema B se trata de um movimento que tem por objetivo disseminar o desenvolvimento sustentável por meio da certificação das organizações em âmbito global. Para obter tal certificação, as empresas devem ter objetivos que extrapolam indicadores financeiros e contemplar também benefícios para a sociedade com vistas a melhorar a vida das pessoas. Especificamente, os critérios da certificação Empresa B incluem cinco dimensões: trabalhadores, clientes, comunidade, meio ambiente e governança; que devem permear o modelo de negócios e estar presentes em seus objetivos estratégicos. O presente artigo teve por objetivo analisar como as micro e pequenas empresas do estado do Rio Grande do Sul tratam a sustentabilidade, de acordo com a proposta do Sistema B. A pesquisa de campo contemplou entrevistas com oito gestores de micro e pequenas empresas do RS, complementadas por análise documental no site do laboratório B, criador da certificação. Os resultados demonstraram que os gestores compreendem a importância socioambiental e têm intenções positivas no sentido de implementar as melhores práticas de sustentabilidade, porém ainda não têm consciência do quanto essas ações podem gerar resultados financeiros. O estudo contribuiu no sentido de evidenciar o potencial que a inclusão do tema sustentabilidade na estratégia das organizações representa, tanto no fomento de uma sociedade mais próspera e um planeta mais sustentável, quanto para ampliar a sua competitividade.
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