Gestão De Compras: Um Estudo De Aplicação Da Matriz Estratégica De Compras
Resumo
O presente estudo aborda o uso da ferramenta Matriz Estratégica de Compras que fornece embasamento estratégico para a sua gestão e de relacionamento com fornecedores. Através da aplicação é possível obter um nível abrangente de conhecimento sobre os itens comprados e os aspectos relativos ao impacto financeiro e ao risco de abastecimento atrelados ao produto. Como justificativa do estudo considerou-se a evolução e importância do setor de compras e o posicionamento estratégico que vem assumindo nas organizações, tornando importante o uso de ferramentas para fomentar suas decisões e proporcionar vantagens competitivas, reduzindo custos e assegurando o fornecimento de insumos com a qualidade almejada. O método de abordagem é misto, ou seja, uma mescla da metodologia qualitativa e quantitativa utilizada na coleta de informações e análises dos dados para formulação da ferramenta, com um embasamento teórico obtido após pesquisas bibliográficas em livros, artigos científicos e publicações em sites relacionados.