. O surgimento do RPA e seus impactos no Centro de Serviços Compartilhados de uma grande empresa
Palavras-chave:
Automação robótica de processos (RPA), Governança; Tecnologia.Resumo
Resumo: Atualmente, não apenas no contexto organizacional, mas também no âmbito pessoal, novas tecnologias são empregadas para otimizar processos, reduzir custos e tornar nossas vidas mais práticas. Desta forma, a automação robótica de processos (RPA) define-se como automação de processos por meio do uso de robôs que imitam de maneira eficiente as tarefas que são tradicionalmente realizadas por humanos. Embora sua implementação seja relativamente fácil e possa ser realizada pelas áreas de negócio, no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) foram evidenciados alguns pontos críticos, como o cálculo de retorno, engajamento da equipe, escolha do processo correto para automatizar, priorização, entre outros. Nessa perspectiva, o objetivo desse estudo é identificar como a governança de RPA pode ser estruturada para possibilitar implementações ágeis e eficientes, atendendo às necessidades do negócio, garantindo o engajamento das equipes e melhorando a experiência de seus clientes através da excelência na prestação de serviços.