As METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA

UMA ANÁLISE DE RESULTADOS NA APLICAÇÃO DO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA

Autores

  • Ana Paula da Silva Centro Universitário Uniftec
  • Graciane Berghahn Konzen Centro Universitário Uniftec

Palavras-chave:

Metodologias ativas. Engenharia. Ensino de engenharia. Química

Resumo

O estudante como protagonista. Conforme a Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019 (Brasil, 2019), que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, em seu Artigo 6, parágrafo 6º “Deve ser estimulado o uso de metodologias para aprendizagem ativa, como forma de promover uma educação mais centrada no aluno”, sendo esse o foco do projeto Engenharia Ativa desenvolvido pelo Grupo Uniftec. O ensino de engenharia que desenvolva estudantes engajados, que cultivam a prática do estudo prévio, o desenvolvimento da autonomia e que utilizem o espaço da sala de aula para criar, aprimorar seus conhecimentos e produzir novas tecnologias, junto ao seu professor mediador. O objetivo deste estudo é apresentar uma análise de resultados na aplicação da metodologia ativa, sala de aula invertida, na disciplina de química. Este estudo será exploratório, qualitativo, por meio de pesquisa-ação e terá como base a turma de química, do ano de 2019, na unidade Novo Hamburgo. Como indicadores, foram avaliados os índices de aprovação e o desempenho dos estudantes na disciplina. Observou-se que a implantação de novas metodologias gera um desconforto e uma resistência inicial em relação ao estudante, porém os resultados em sua formação são perceptíveis.

 

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Publicado

13-12-2024

Como Citar

da Silva, A. P., & Berghahn Konzen, G. (2024). As METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA: UMA ANÁLISE DE RESULTADOS NA APLICAÇÃO DO MODELO DE SALA DE AULA INVERTIDA NA DISCIPLINA DE QUÍMICA. Revista Conectus: Tecnologia, Gestão E Conhecimento, 3(1). Recuperado de https://revista.ftec.com.br/index.php/01/article/view/114

Edição

Seção

ARTIGOS